Musicoterapia Grupal na comunidade da Madalena, Recife!

15/12/2010 11:12

 

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Madalena, proporcionou àquela comunidade um trabalho voltado para a terceira idade, utillizando a Musicoterapia. As sessões aconteceram na Sala Paroquial sempre das 19:30h às 21:30h, dirigidas pelo musicoterapeuta José Torres. Para que o trabalho acontecesse a contento, foi feita uma agenda de encontros mensais.

O Grupo de Musicoterapia "Perpétuo Socorro" foi formado por membros do Coral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: após a saída do seu coordenador,  o grupo foi obrigado a encerrar seus trabalhos por não haver profissional habilitado e disponível para dar continuidade aos trabalhos. Era  um grupo consolidado e desejava manter um trabalho terapêutico.Daí, nasceu o trabalho musicoterápico com encontros mensais.

A Musicoterapia não teve ali objetivos específicos de tratamento, com um processo terapêutico claro. As sessões foram montadas com  dinâmicas da Musicoterapia para  facilitar a expressão de conteúdos pessoais e promover a reflexão sobre situações que o grupo vive, a fim de direcionar a vida para rumos mais satisfatórios.

O grupo foi formado por mulheres, sendo que os quatro homens que cantavam na época do coral desistiram com o tempo.

A última sessão se deu no dia 09 de dezembro com um espaço para confraternização. Na ocasião, houve grandes expressões de agradecimento que valorizam grandemente o trabalho musicoterapêutico. As clientes que participaram do trabalho desejam continuar a experiência de crescimento pessoal, percebendo a importância deste espaço vital para o ser humano.

Faz-se necesário agradecer ao Pe. Gerson Aparecido, que concedeu espaço, proporcionou condições e motivou o grupo a caminhar durante este tempo. Oxalá, haja a continuidade do fazer musicoterápico para beneficar as pessoas que necessitam de um olhar de amor, de um espaço de organização interior, de um canal de expressão pessoal.

Parabéns aos membros do grupo de Musicoterapia grupal Perpétuo Socorro pelo espaço conquistado. Quando se caminha juntos, há crescimento qualitativo! Avante!

José Torres

Musicoterapeuta