Forum Nordestino de Musicoterapia. Ultima chamada!

14/07/2011 22:48

 

A Associação Baiana de Musicoterapia (ASBAMT), com o apoio da Associação de Musicoterapia do Piauí (AMT-PI) e da Associação de Musicoterapia no Nordeste (AMT-NE) têm o prazer de convidar a todos para o I Fórum Nordestino de Musicoterapia e VIII Fórum Baiano de Musicoterapia, eventos que respectivamente marcam uma articulação regional da musicoterapia na região e celebram os 20 anos de fundação da ASBAMT.

O I Fórum Nordestino e VIII Fórum Baiano de Musicoterapia ensejam reunir musicoterapeutas, pesquisadores e profissionais de outras áreas que se dedicam aos estudos “em torno da música”, seus diversos usos, funções, práticas, discursos teóricos e campos de trabalho e investigação. Sabendo que a musicoterapia é um campo de ciência e aplicação, por definição, interdisciplinar, que envolve desde a perspectiva clínica, até as práticas sociais, educativas, ecológicas e de desenvolvimento pessoal, visamos construir neste fórum um saber que circule e que contribua com novos olhares a respeito do lugar da música em nossa sociedade, do local ao global.

Os trabalhos submetidos à análise deverão estar vinculados ao tema “Em torno da Música: Usos, Funções, Campos e Discursos”, o que envolve desde contribuições à musicoterapia e ao campo da musicologia, bem como interfaces entre as práticas artísticas e as ciências humanas e da saúde.

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I – Formas de Apresentação de Trabalhos:

a) Apresentação oral – mesa redonda (20 minutos para cada expositor e 30 minutos ao final para perguntas, no total de 90 minutos)
b) Apresentação oral – palestra (30 minutos – se o autor preferir, pode deixar 10 minutos para perguntas),
c) Apresentação oral – painel (10 minutos para cada expositor)
d) Vídeo (15 minutos + 10 para debate).
e) Pôster (haverá na programação um período de tempo reservado para que o(s) autor(es) possa(m) apresentar esclarecimentos sobre seu trabalho ao público interessado).
f) Workshop (50 minutos)
g) Minicurso (duração a combinar, dependendo da propsta, número de trabalhos inscritos e disponibilidade de tempo na programação)
h) Performance musical/dança (10 minutos)
OBS.: A Comissão Científica do Fórum se reserva ao direito, após o encerramento das inscrições de trabalhos, de modificar a duração ou sugerir outra forma de apresentação de trabalho, com o objetivo de melhor adequação à programação do evento.

II – Categorias de Trabalhos

1- Temas teóricos
2- Protocolos, Testes, Ferramentas ou Metodologias aplicadas.
3- Relato de pesquisa em andamento
4- Relato de pesquisa concluída
5- Resenha crítica de obra recém-lançada ou histórica.
6- Revisão sistemática bibliográfica e pesquisa meta-analítica;;
7- Tecnologia e construção de instrumentos aplicada a musicoterapia ou ao aprendizado musical
8- Contribuições ao Campo da Análise Musical e Análise Musicoterapêutica
9- Estudos de Casos
10- Trabalhos Etnográficos e de Campo
11- Discussão acerca da Profissão e Políticas Públicas (SUS, SUAS, Lei 11769)
12- Trabalhos de iniciação científica ou de conclusão de curso de graduação e especialização (sugere-se que sejam apresentados em forma de pôster ou painel).
13- Oficina
14- Mini-Curso
15- Performance Musical/Dança
16- Vídeos (Documentários, Etnográficos, Entrevista, etc)
17- Outros (especificar)

III – Normas de Submissão:

1- Os resumos dos trabalhos serão submetidos à comissão científica para avaliação cega. Esta poderá solicitar a colaboração de avaliadores ad hoc em casos que considere necessários.
2- O resumo do trabalho e os dados do(s) autor (es) devem ser enviados, em arquivos separados do word ou editor de texto compatível (sem nomes de arquivo que identifiquem o autor), para o e-mail forum.ne.mt@gmail.com  até o dia 30 de Julho de 2011. Coloque no título do e-mail SUBMISSAO FORUM.NE.MT (caixa alta).
3- O resumo do trabalho deve conter os itens abaixo descritos, separados por duas linhas cada:
3.1- Título (máximo de 20 palavras)
3.2- Sinopse (mínimo de 20 e máximo de 40 palavras)
• A Sinopse servirá de chamada do trabalho no website do Fórum. Trata-se de um “resumo do resumo descritivo”.
3.3- Resumo descritivo (mínimo de 300 e máximo de 600 palavras)
• No caso de pesquisas, deverá contemplar, quando couber, as seguintes informações: fundamentação epistemológica; objetivos ou problemas; dimensões e delineamento metodológico; considerações finais.
• Em se tratando de tema teórico e afins, as dimensões de análise, os conceitos e a fundamentação devem ser claramente localizados, através de indicações no corpo do texto, bem como é importante uma síntese-fechamento nas considerações finais
• Nos estudos de caso clínicos, é importante o cuidado com o sigilo e/ou explicitar uma autorização para veiculação de informações e imagens. Deve se priorizar a dimensão analítica e de teorização nos estudos de caso, mais do que a mera descrição dos procedimentos e resultados.
• Em resenha, deverá constar a referência completa da obra original, incluindo edição.
3.4- Palavras-chave (de três a quatro, alinhamento à esquerda).
3.5- Forma de Apresentação (especificar, de acordo com a lista do item I)
3.6- Categoria do Trabalho (especificar guiado pela lista do item II) – se for o caso, você pode aplicar mais de uma categoria.
4- Os dados do autor(es) devem conter os itens, a seguir, separados por duas linhas cada (enviar separadamente em um segundo arquivo):
4.1- Título do trabalho;
4.2- Identificação do(s) autor(es) – nome completo, instituição e/ou grupo de pesquisa ao qual está ligado, cargo/função, endereço para correspondência, telefones, fax e e-mail
4.3- Mini-currículo com até 40 palavras na seguinte formatação:
1º) Titulação (ano de conclusão) – ordem cronológica decrescente; 2º) Vínculo/Cargo Institucional/Acadêmico atual; 3º) Dados destacados da experiência profissional, científica e artística; 4º) Distinções Acadêmicas/Profissionais; Prêmios; Afiliações a Grupos de Pesquisa, Conselhos Editoriais e outros.
4.4- Indicar o material necessário à sua apresentação (data-show, dvd, instrumentos musicais).
5- O trabalho completo poderá ter de 5 a 12 páginas em formato A4, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1,5 , margem superior e esquerda = 3,0 cm, e inferior e direita = 2,0 cm, seguindo as normas da ABNT e deve ser enviado até o dia 26 de agosto de 2011 pelo e-mail forum.ne.mt@gmail.com, com o título do e-mail FORUM.NE.MT_TRABALHO_NOME DO AUTOR
• Aqueles que não enviarem seus trabalhos completos até o prazo estabelecido ou no caso do trabalho estar fora da norma ou sem revisão ortográfico-gramatical, terão publicado apenas seus resumos descritivos
• No caso de mini-cursos, oficinas, performances, vídeos, e afins, é facultativo o envio de trabalhos completos para constar dos Anais.
6- O Parecer da comissão científica sobre os resumos (aprovação, aprovação com ressalvas ou recusa) será informado até o dia 10 de agosto de 2011.
7- Somente os trabalhos aprovados (textos completos e resumos) serão publicados nos anais do Fórum, em CD-Room e em PDF na Internet, em site do evento.
8- Os trabalhos assinados são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es).
9- Cada autor poderá enviar até três trabalhos, mas a Comissão selecionará no máximo dois trabalhos destes; No caso do nome do autor aparecer em um terceiro trabalho apenas como colaborador, poderá ter seu trabalho aceito.
10- No caso de um vídeo, o material em DVD (não ultrapassar 15 minutos) deverá ser postado até o dia 1 de setembro no seguinte endereço – Rua Dr. Fernando Studart, 212 F, Amaralina, Salvador, Bahia, Brasil – CEP 41900-400
11- Os pôsteres devem ser confeccionados nas seguintes dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura – e estarem acoplados a cordão ou fio de nylon para serem pendurados. É importante o cuidado com a apresentação visual, na intercalação de texto e imagem, facilitando a leitura tanto de informações essenciais (título, autores, filiação, referências bibliográficas), bem como do conteúdo textual propriamente dito.
12- Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora das normas editoriais (ver observações abaixo).
 

Observações úteis quanto às normas editoriais:
Para o CORPO DO TEXTO:
A utilização de notas de rodapé é recomendável quando o(s) autor(es) quiser(em) detalhar algo que não necessita constar no texto principal. Para essas notas, deve ser usada fonte 10.
As citações com menos de três linhas devem ser inseridas no texto e colocadas entre aspas, seguidas do sobrenome do autor, ano da edição citada e página entre parêntesis – por ex.: (SWANWICK, 1999, p. 15). As citações que excederem três linhas devem ser colocadas em destaque, fonte 11, espaço simples, entrada alinhada a 2,5 cm da margem, à esquerda, seguidas do SOBRENOME DO AUTOR (em caixa alta), ano da edição citada e página entre parêntesis. No caso de citações de livros em língua estrangeira, a citação deve ser traduzida. (Se o autor julgar necessário, o trecho original pode ser apresentado em nota de rodapé.)

Para as REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Devem ser apresentadas em espaço simples, com alinhamento apenas à esquerda, seguindo as normas da ABNT/2000 (NBR 6023), abaixo exemplificadas.

→ Livros:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano.
Exemplo:
MEYER, Leonard B. Music, the arts, and ideas: patterns and predictions in twentieth-century culture. 2. ed. Chicago: The University of Chicago Press, 1994.
COHEN, Louis; MANION, Laurence. Research methods in education. 4. ed. London: Routledge, 1994.
Partes de livros (capítulos, artigos em coletâneas, etc.)
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Parte da Obra. Título da parte. In: SOBRENOME, Prenome(s) do Autor da Obra. Título do trabalho: subtítulo [se houver]. edição [se não for a primeira]. Local de publicação: Editora, ano. página inicial-final da parte.
Exemplo:
WEBSTER, Peter. R. Research on creative thinking in music: the assessment literature. In: COLWELL, Richard (Ed.). Handbook of Research on Music Teaching and Learning. New York: Schirmer Books, 1992. p. 266-280
Artigos em periódicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Artigo. Título do artigo. Título do Periódico, Local de publicação, número do volume, número do fascículo, página inicial-final do artigo, data.
Exemplo:
LOANE, Brian. Thinking about children’s compositions. British Journal of Music Education, Cambridge, v. 1, n. 3, p. 205-231, 1984.
Trabalhos em anais de eventos científicos:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização, local. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação. página inicial-final do trabalho.
Exemplo:
DELALANDE, François. A criança do sonoro ao musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 8., 1999, Curitiba. Anais… Salvador: ABEM, 2000. p.48-51.

→  Artigo de Revista, em Meio Eletrônico:
SOBRENOME, Prenome(s) do Autor do Trabalho. Título do trabalho. Nome da Revista, Local, mês (abrev). ano da publicação. Seção. Disponível em: URL. Acesso em: dia/mês/ano.
Exemplo:
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: https://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28/11/1998.

OBS.: Tabelas e quadros devem ser anexados ao texto, com a devida numeração (ex. Tabela 1, etc.). No corpo do texto deve ser indicado o lugar das tabelas e quadros.

 

Comissão Científica

Coordenação Local:
Leonardo C. M. da Cunha

Pareceristas:
Carmen Lúcia Vasconcelos (PE)
Clara Márcia Piazzetta (PR)
Claudia Zanini (GO)
Diana Santiago (BA)

Lílian Coelho (SP)
Marcelo Pereira da Silva (RN)
Márcia Godinho C. Souza (RJ)
Mariana Caribé (BA)
Martha Negreiros (RJ)
Nydia do Rego Monteiro (PI)
Rita de Cássia Dultra (BA)
Rita Virgínia Cavalcanti (DF)

 

FONTE: https://asbamt.wordpress.com/