Qual a razão para a existência da música?

14/12/2010 00:00

Que a música pode nos encher de lágrimas ou provocar sensações, isto já muito bem experimentado por todos nós. Sabemos que ela adiciona mais emoção aos filmes, mobiliza torcidas num estádio de futebol, e acalmas os bebês quando seus pais cantam suavemente.

Essa união tem raízes profundas: fazemos música desde que existimos e somos parte de uma cultura. Todas as civilizações, em todas as épocas faziam música para algum fim.

Eis ai um intrigante mistério biológico: por que a música é tão presente e importante para nós? Será que seu aparecimento incrementou de alguma forma a sobrevivência humana, promovendo, por exemplo, as coesões sociais em grupos que haviam ficado grandes demais, como sugerem alguns pesquisadores?

Os neurocientistas ainda não têm respostas definitivas. Mas nos últimos anos eles têm compreendido melhor onde e como a música é processada no cérebro, o que poderia abrir caminho para respostas sobre questões relativas à evolução.

 

FONTE:https://www.musicoterapiaclinica.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=177:qual-a-razao-para-a-existencia-da-musica&catid=41:artigos&Itemid=37