PRÊMIO ABC HOMENAGEIA OS MELHORES DO ANO

15/06/2010 02:08

 A Sociedade Brasileira de Cardiologia, com o apoio da Sanofi Aventis, premiou os melhores artigos de 2009 da revista Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Foram 141 artigos originais publicados, sendo 20% selecionados e 10 indicados finalistas.

O mestre de cerimônias e diretor da SBC, Miguel Antonio Moretti, disse que todos os 10 finalistas já eram vencedores e, antes de anunciar os nomes dos premiados, prestou homenagem aos 500 revisores da publicação pela importante orientação educacional que exercem. O editor da ABC, Fernando Bacal, entregou uma placa a Domingo Marcolino Braile, pela revisão de 16 manuscritos ao longo de 2009.

Fernando Bacal ainda destacou o conteúdo dos artigos publicados que está cada vez melhor, com 60% dos trabalhos oriundos de pós-graduação. “A revista está formando um círculo virtuoso com bons artigos e citações em conceituadas publicações”, explicou. O diretor de Comunicação da SBC, Renato Kalil, também ressaltou o brilhante trabalho de toda a equipe que colocou a revista no patamar em que está atualmente e completou fazendo elogios à independência e ao anonimato da Comissão Julgadora na escolha dos melhores do ano.

O presidente da SBC, Antonio Carlos Palandri Chagas, relembrou que a produção científica brasileira já tem uma posição de destaque no cenário internacional e salientou o trabalho do atual editor da revista e de todos os ex-editores, que fizeram a história de 61 anos dessa publicação, considerada um dos maiores patrimônios da cardiologia.

Antes do anúncio dos vencedores, o vice-chair do Departamento de Cirurgia da Duke University Medical Center, Ricardo Pietrobon, proferiu uma conferência internacional. Ele falou da importância da pesquisa biomédica na melhora da saúde do brasileiro e no desenvolvimento econômico do país e lembrou que o Brasil é uma das nações onde os ensaios clínicos globais mais crescem. “O país vai liderar e criar os seus próprios protocolos e permitir a sua posição de liderança com a capacitação local”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SBC
Jornalista Responsável: Luiz Roberto de Souza Queiroz

Fonte: https://www.musicoterapia.mus.br/