MUSICOTERAPIA E AUTISMO: da Avaliação ao Tratamento

10/07/2012 13:48

 

 

APRESENTAÇÃO:

A prática musicoterapêutica no campo do autismo é uma das mais antigas em musicoterapia. No entanto, há uma carência de formações específicas nesta área. A idéia deste curso é fornecer um panorama geral sobre a musicoterapia aplicada ao autismo. O curso é dividido em três áreas: esclarecimentos gerais sobre autismo; prática musicoterapêutica no autismo e considerações teóricas e de investigação sobre musicoterapia no autismo. O propósito desta formação é ajudar não apenas na forma de atuar com o indivíduo autista, mas fornecer um número consistente de informações que ajudem o musicoterapeuta ou estudante de musicoterapia a conhecer mais sobre este campo de atuação dentro da disciplina. 
 

OBJETIVO: 

Instrumentalizar musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia para atuar no atendimento de pessoas com autismo.
 

ESTRUTURA E PERIODICIDADE:

O  Curso de Musicoterapia e Autismo tem o caráter de  aperfeiçoamento e é desenvolvido por iniciativa privada.
Foi criado para atender musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia em estágios mais avançados que desejam estudar este tema tão relevante na nossa atualidade, podendo desfrutar dos benefícios proporcionados por essa modalidade de curso à distância.
As aulas serão postadas semanalmente e o material ficará disponível de forma irrestrita ao estudante matriculado regularmente. Ao final de cada módulo haverá uma avaliação do conteúdo pertinente.
 

Coordenação:

Ms. MT.Gustavo Schulz Gattino: Possui graduação em Musicoterapia pelas Faculdades EST (2007). Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é aluno de doutorado do programa em Saúde da Criança e do Adolescente da UFRGS. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Universidade do Porto (Portugal). Foi secretário geral da UBAM durante os anos de 2010 a 2011. É sócio da Associação Portuguesa de Musicoterapia. Como musicoterapeuta, tem experiência no atendimento de pessoas com transtornos psiquiátricos (principalmente, autismo) e também no atendimento de pessoas com necessidades especiais (especialmente, crianças com deficiências múltiplas). Como pesquisador, investiga principalmente a influência do tratamento musicoterapêutico em crianças com transtornos do espectro autista, além dos processos de tradução e validação de instrumentos de avaliação em musicoterapia. Ainda, foi musicoterapeuta voluntário em Portugal na Associação Sócio-Terapêutica de Almeida (ASTA) e no Movimento de Pais e Amigos do Diminuído Mental (MAPADI). Atualmente é revisor externo do Nordic Journal of Music Therapy.
 
PÚBLICO ALVO: Musicoterapeutas e estudantes avançados de musicoterapia.
Para inscrever no curso é necessário enviar o comprovante de formação em musicoterapia, curriculum vitae, ficha de inscrição preenchida (site) e o comprovante de pagamento.
 

Carga horária: 80 horas 

Duração: 4 meses
 
Início das aulas: 01 de outubro de 2012 até  09 de fevereiro de 2013

Recesso: 17/12/2012 até o dia 07/01/2012

Certificado:
Os certificados dos Cursos serão enviados por e-mail pelo Instituto Integrado de Neurociência- IINEURO e Methods- Pesquisa e consultoria em saúde Ltda e  será entregue após envio de todas as atividades avaliativas e pelo menos 70% de presença em aulas virtuais.
 

PROGRAMA DO CURSO  MUSICOTERAPIA E AUTISMO

Módulo 1- Autismo: definição, diagnóstico e características principais 
- Neurologia e autismo: considerações neuroanatômicas, neurofisiológicas e   neuroquímicas da patologia 
Atividade 1
- Música e autismo: considerações a partir das neurociências e da epigenética 
-  História da Musicoterapia aplicada ao autismo 
- Atividade 2
 
Módulo 2  - Fundamentos do processo musicoterapêutico aplicados ao autismo 
- Discussões de casos clínicos (parte I) 
- Escalas de avaliação de outras disciplinas para uso em musicoterapia 
-  Avaliações em musicoterapia para indivíduos autistas (parte I) 
-  Avaliações em musicoterapia para indivíduos autistas (parte II) 
- Atividade 3

Módulo 3- Modelos de musicoterapia aplicados ao autismo (musicoterapia positiva, musicoterapia improvisacional, musicoterapia relacional, musicoterapia analítica, entre outros) 
Atividade 4
- Musicoterapia na comunicação e na interação social do indivíduo autista 
- Musicoterapia na auto-organização e no estabelecimento de limites do indivíduo autista 

Módulo 4 - Musicoterapia nas habilidades cognitivas do indivíduo autista 
- Técnicas de improvisação em musicoterapia para a interação com o indivíduo  autista 
Atividade 5
- Discussão de casos clínicos (parte II) 
- Investigação em musicoterapia aplicada ao autismo 
- Atividade 6
 
Programa sujeito a alterações no decorrer do curso
 

Carga Horária

80 Horas 
 
Informações e inscrição: