Curso Internacional

07/05/2012 00:25
“Sistematización de la práctica musicoterapéutica”.

DESCRIÇÃO DO CURSO

As experiências musicais em musicoterapia oferecem uma quantidade de dados que muitas vezes excedem a escuta do musicoterapeuta. Poder realizar registros sistemáticos claros permite não apenas entender com clareza as experiências musicais, mas também possibilita ao musicoterapeuta poder transmitir essa informação de forma específica e clara a outros profissionais. O curso "sistematização da prática musicoterapêutica" oferece a possibilidade de conhecer as diversas formas de registro e análise de sessão, criadas pelo modelo MTD, conhecendo sua aplicação e utilização em áreas de saúde mental e medicina. A formação se realizará desde experiências práticas e análise de protocolos de avaliação de funções musicais, escalas de análise de experiências intra e intermusicais, elaboração de critérios de encaminhamento a musicoterapia e fichas de análise de sessões processuais e focais.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Conhecer diferentes formas de registro e análise das experiências musicais em musicoterapia desenvolvidas pelo modelo MTD, que permitam poder levar a prática, ferramentas de fácil aplicação, as quais poderão ser utilizadas desde qualquer marco teórico.
 
Musicoterapeuta responsÁVEL: Lic. Karina Daniela Ferrari
·        Graduada em Musicoterapia. Doutoranda em Psicología social
·        Diretora do Centro de Musicoterapia Dinâmica MTD na Argentina, onde atua como musicoterapeuta clínica, supervisora  e docente responsável pelos cursos de capacitação em musicoterapia.
·        Docente da disciplina Musicoterapia II, Universidade de Buenos Aires UBA Argentina e Diretora do Programa de extensão universitária “Musicoterapia Clínica” UBA, perteneciente a la misma cátedra.
·        Musicoterapeuta no Hospital Teodoro Álvarez e coordenadora da equipe de musicoterapia.
·        Tem apresentado e publicado trabalhos na Argentina, Uruguai, Brasil, Chile, Bolívia, Colômbia, Peru, Cuba, Espanha e Noruega.
·        Co autora do livro “Musicoterapia Abordaje Plurimodal”.
 
 
Horario:
Sábado 16 de junio: de 9 a 18
Domingo 17 de junio: de 9 a 13
 
Programa:
Sábado 16 de junio
9 a 11 Introducción al Modelo MTD. Fundamentos teóricos y áreas de aplicación.
11 a 11.30 Intervalo
11.30 a 13 La etapa VIM (Valoración inicial en musicoterapia). Fichas de análisis de las sesiones procesuales y focales.
La aplicación del “análisis integrativo de las sesiones en musicoterapia” creado por el modelo MTD. Aplicaciones en el área de salud mental.
13 a 15 Almuerzo
15 a 16 Criterios de derivación a musicoterapia. Como desarrollar un criterio de derivación? Ejemplos y aplicaciones en el área de salud mental y medicina.
16 a 16.30 Intervalo
16.30 a 18 Las escalas ERI y CIM de análisis de las experiencias intra e intermusicales. Formas de aplicación.
Domingo 17 de junio
9 a 10.30 Génesis de las funciones musicales.
10.30 a 11 Intervalo
11 a 13 Los protocolos I y II de evaluación de las funciones musicales. Aplicaciones prácticas.
El curso se acompañará con la entrega de material teórico.
Entrega de Certificados.