Curso de Neuromusicoterapia em Reabilitação Cognitiva

18/06/2012 11:48

 

Transmitir conhecimentos teórico-práticos e técnicos sobre intervenções em neuromusicoterapia

   

APRESENTAÇÃO

 

 A neuromusicoterapia na reabilitação cognitiva consiste em intervenções sistematizadas com base em técnicas e procedimentos específicos voltados à necessidade de cada paciente, incluindo psicoeducação aos familiares, cuidadores e equipes no sentido de proporcionar melhor compreensão ou adaptação de dificuldades cognitivas e comportamentais. As intervenções são baseadas em técnicas e procedimentos específicos aplicados a metas pertinentes a cada paciente e suas dificuldades.

OBJETIVO

 Transmitir conhecimentos teórico-práticos e técnicos sobre intervenções em neuromusicoterapia na reabilitação cognitiva aplicadas a pacientes adultos (jovem ou idoso) com alteração cognitiva decorrente de doença neurológica.

ESTRUTURA E PERIODICIDADE

O  Curso de Neuromusicoterapia na Reabilitação Cognitiva tem o caráter de  aperfeiçoamento e é desenvolvido por iniciativa privada.

Foi criado para atender musicoterapeutas e estudantes de musicoterapia em períodos mais avançados que desejam estudar este tema,  podendo desfrutar dos benefícios proporcionados por essa modalidade de curso à distância.

As aulas serão postadas semanalmente e o material ficará disponível de forma irrestrita ao estudante matriculado regularmente. Ao final de cada módulo haverá uma avaliação do conteúdo pertinente.

Coordenação

Prof. Tereza Raquel Alcantara-Silva (mini curriculum): Doutora em Ciências da Saúde FM/UFG; Mestre em Música com linha de pesquisa em Musicoterapia EMAC/UFG; Graduada em Musicoterapia EMAC/UFG; especialização em reabilitação cognitiva pela USP, formação em Musicoterapia Neurológica pela Academy of Neurologic Music Therapy do Center for Biomedical Research in Music  Colorado State University/USA.  Membro fundador e presidente da SMN- Sociedade Brasileira de Musicoterapia Neurológica. Atendimento clínico em consultório de reabilitação de pacientes com sequelas de doenças neurológicas, demências etc., pesquisadora e palestrante em neuromusicoterapia, reabilitação cognitiva, geriatria e psiquiatria.

Profa. Shirlene Vianna Moreira- neuropsicóloga e neuromusicoterapeuta, mestre em música pela UFMG, especialização em reabilitação cognitiva pela USP, formação em Musicoterapia Neurológica pela Academy of Neurologic Music Therapy do Center for Biomedical Research in Music  Colorado State University/USA e fellow ship  em Art-Thérapie Musicothérapie no Centre Hospitalier Georges Mazurelle – França.  Membro fundador e vice-presidente da SMN- Sociedade Brasileira de Musicoterapia Neurológica. Atendimento clínico em consultório nas áreas de avaliação neuropsicológica e reabilitação de pacientes com disfunções ou lesões cerebrais, consultora, pesquisadora e palestrante em neuromusicoterapia, reabilitação cognitiva, geriatria, neuropsicologia e psiquiatria.

PÚBLICO ALVO

Musicoterapeutas e estudantes avançados de musicoterapia.

Duração: 4 meses

Início das aulas: 06 de agosto de 2012

PROGRAMA DO CURSO  NEUROMUSICOTERAPIA NA  REABILITAÇÃO COGNITIVA 2012


Módulo I
 Reabilitação cognitiva

§  Conceitos

§  Histórico

§  Objetivos

Neuroanatomia para musicoterapeutas

§  Especialização hemisférica

§  Funções do córtex cerebral

§  Neuroplasticidade

§  Reabilitação

Módulo II

Funções cognitivas

·         Linguagem

·         Memória

·         Atenção

·         Funções Executivas

·         Praxias

·         Habilidade Vísuo-Construtiva e Visuo-Espaciais

Distúrbios neurológicos associados às limitações cognitivas.

§  Doença de Alzheimer

§  Outras Demências Primárias

§  Acidente Vascular Cerebral = AVC

§  Traumatismo Crânio Encefálico = TCE

§  Esclerose Multipla

§  Tumores cerebrais

§  Outros.

 

Módulo III

Avaliação cognitiva:

§  Memória

§  Atenção

§  Funções Executivas

§  Praxias

§  Habilidade Vísuo-Construtiva e Visuo-Espaciais

Módulo IV

Reabilitação na Neuromusicoterpaia

Formulação de metas
Reabilitação Neuromusicoterapia.
Técnicas de reabilitação neuromusicoterapêutica da  atenção e memória
Reabilitação nas Demências e Transtornos Cognitivos Leves 
Montagem do programa de reabilitação cognitiva
Discussão de caso clínico

 

OBS: Programa sujeito a alterações no decorrer do curso

Carga Horária

120 horas 

 

Informações: www.neuromusicoterapia.com.br