Brega: por uma escuta possível e necessária da sociedade brasileira

28/09/2010 17:04

 

Prezados colegas de Recife e arredores,

 
É com satisfação que convido-os para a palestra do prof. Samuel Araújo, do Laboratório de Etnomusicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ocorrerá no dia 4 de outubro, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. 
A palestra é uma atividade da Coordenação Geral de Capacitação e Difusão Científico-Cultural (CGCADIF) integrada ao curso de Crítica e Valor Cultural, ministrado pelo prof. Felipe Trotta (UFPE) e é gratuita e aberta a todos os interessados.

 
 

 
"Brega: por uma escuta possível e necessária da sociedade brasileira"
por Samuel Araujo, 
Laboratório de Etnomusicologia (UFRJ)

Resumo:
A palestra coloca em evidência os antecedentes, surgimento, transformações e continuidade do termo “brega” como um sinalizador de comportamentos e, particularmente, de um repertório musical com vagos limites estilísticos e regionais, envolvendo produção, circulação e escuta, que repercute em amplos setores da sociedade. Dialogando com autores selecionados que tematizam a cultura contemporânea mediatizada, e  enfocando mais detidamente os primeiros indícios públicos da relação entre o termo e a música popular comercial na primeira metade dos anos 1980, questiona-se em que medida o brega constituiria um fenômeno social de significado mais profundo no Brasil, mais além do preconceito social e da manipulação midiática.

Dia 04/10/2010 (segunda-feira)
Às 19h
Fundaj - Derby
GRÁTIS